PLANO DE SAÚDE NÃO PODE RECUSAR TRATAMENTO COM BASE EM USO OFF LABEL DE MEDICAMENTO

A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que a operadora de plano de saúde não pode negar cobertura a tratamento prescrito por médico, sob o fundamento de que o medicamento a ser utilizado está fora das indicações descritas em bula registrada na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Continue lendo “PLANO DE SAÚDE NÃO PODE RECUSAR TRATAMENTO COM BASE EM USO OFF LABEL DE MEDICAMENTO”

PLANOS ECONÔMICOS – AÇÕES JUDICIAIS DE POUPANÇA

Conforme divulgado pela imprensa, os autores de ações de poupança poderão aderir a acordo firmado entre o STF e a Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN), a Advocacia-Geral da União (AGU), o Banco Central (Bacen), o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e a Frente Brasileira Pelos Poupadores (Febrapo), para fins de recebimento de suas diferenças, mediante certas regras as quais serão mencionadas de forma sintética, a seguir.

Continue lendo “PLANOS ECONÔMICOS – AÇÕES JUDICIAIS DE POUPANÇA”

DISPARAM DECISÕES QUE OBRIGAM PLANOS DE SAÚDE A OFERECER SERVIÇO HOME CARE

Por diferentes problemas de saúde, o casal Mitica, 83, e Masuo Murakani, 84, precisou de internação domiciliar (home care). Mitica sofre de Alzheimer e, em 2015, caiu e fraturou uma costela. Masuo, na prática, era o seu cuidador, mas, com insuficiência cardíaca e doença pulmonar, precisou de internação e, depois, também de um home care.

Continue lendo “DISPARAM DECISÕES QUE OBRIGAM PLANOS DE SAÚDE A OFERECER SERVIÇO HOME CARE”

CONTRATO CELEBRADO FORA DO ESTABELECIMENTO COMERCIAL

O Código de Defesa do Consumidor garante ao consumidor o desfazimento do negócio que não foi celebrado no estabelecimento comercial. Por esta regra, o consumidor que adquire produtos ou serviços pela internet ou por meio de telefone em virtude de propagandas na TV, por exemplo, está protegido contra a propaganda enganosa. Fique atento que o prazo é de 7 dias, contados do recebimento do produto/serviço ou da assinatura do contrato.

Continue lendo “CONTRATO CELEBRADO FORA DO ESTABELECIMENTO COMERCIAL”

COBERTURA DE PRÓTESES PELO PLANO DE SAÚDE

Algumas operadoras de planos de saúde se negam a fornecer próteses, órteses e demais acessórios ligados a ato cirúrgico, sob o argumento de que estão fora da cobertura contratual. Contudo, a negativa é abusiva e a prática vem sendo rechaçada pelo Judiciário, já que estes produtos, quando ligados ao ato cirúrgico, devem ser cobertos pelo plano de saúde, tais como stents e próteses de quadril.

Continue lendo “COBERTURA DE PRÓTESES PELO PLANO DE SAÚDE”